PASSEIO AO CENTRO CULURAL SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
NO DIA 21 DE MAIO, A TURMA 1.501, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ROSIMEIRE, A DIRETORA ADJUNTA VERA E O SECRETÁRIO GUILHERME, VISITARAM O CENTRO CULTURAL.
O CENTRO CULTURAL FICA LOCALIZADO NA AVENIDA DUQUE DE CAXIAS, 700 , NA VILA MILITAR -RJ.
SÉRGIO VIEIRA DE MELLO...
Sérgio Vieira de Mello (1948-2003) foi um brasileiro, Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Atuou em missões humanitárias no Líbano, Moçambique, Kosovo, Ruanda, Bangladesh, Sudão, Timor Leste, entre outras. Foi funcionário da ONU durante 34 anos.
Depois de muitas missões, Sérgio foi nomeado pelo Secretário Geral para assumir o cargo de Representante Especial do Secretário Geral durante quatro meses no Iraque. E nesta função ficou até o dia 19 de agosto de 2003, quando foi morto no trágico atentado à sede da ONU, em Bagdá, ataque atribuído ao grupo Al Qaeda.
ALUNOS DA TURMA 1.501 - MUITA ATENÇÃO NA EXPLICAÇÃO ,,,
RONDON - MARECHAL DA PAZ

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865.Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais muito cedo e foi criado em Cuiabá pelo tio, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.Começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, em 1907, sua obra mais importante.A comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica.Nesta mesma época estava sendo feita a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com a telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia. Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas tejegráficas.Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior.Foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPI), criado em 1910.Incansável defensor dos povos indígenas do Brasil, ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca..
Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.





UTENSÍLIOS UTILIZADOS PELOS SERTANISTAS.
CANOA INDÍGENA
GRAMOFONE
EXIBIÇÃO DE UM FILME SOBRE A VIDA DE RONDON
MÁQUINA FOTOGRÁFICA ANTIGA,
CABANA COM POSTO TELEGRÁFICO,
AULA PRÁTICA DE COMO ERA USADO O TELÉGRAFO NA ÉPOCA DE RONDON.
OS ALUNOS FICARAM INTERESSADÍSSIMOS NO USO DO TELÉGRAFO!
AS MENINAS , EM OUTRO TELÉGRAFO, AGUARDANDO A MENSAGEM DOS MENINOS. MUITO LEGAL !!!
MUITA CURIOSIDADE...
FOTO DA TURMA 1.501, PROFESSORA ROSIMEIRE E DIRETORA ADJUNTA VERA, JUNTAMENTE COM OS INSTRUTORES.A ESCOLA DE HORÁRIO INTEGRAL IVAN ROCCO AGRADECE, EM NOME DA TURMA 1.501, AO CCOPAB PELA ACOLHIDA E PELOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.
Fonte das imagens: CCOPAB